Como não amar Pasta de amendoim? Impossível! Ela vai super bem com muita coisa. Principalmente com banana ou geleia de frutas. Combinação perfeita!
Aqui em casa não falta e ultimamente eu tenho feito as minhas próprias pastinhas aqui mesmo. Além de economizar, eu me divirto muito preparando elas. Conforme fui fazendo, aprendi alguns macetes sobre o preparo, o armazenamento e também sobre os tipos de amendoim que usei. São dicas que acho que podem ser úteis para vocês também e por isso resolvi compartilhar.
1- Conheça os tipos de amendoim
Existem alguns tipos de amendoim. Os mais comuns aqui na região são o Runner (ou cavalo) e o Virgínia (aquele menorzinho e bem vermelho). Destes dois tipos, o que me deu um melhor resultado foi o Cavalo. Além de ser mais fácil de retirar a casca depois da torra, não precisei adicionar nenhum óleo enquanto triturava. O resultado foi de uma pasta com uma consistência melhor e mais saborosa.
Quando usei o outro tipo, tive que adicionar um pouquinho de óleo, mesmo usando um triturador de alta potência.
2- Tenha paciencia
Você precisa ter paciência para triturar até que ele vire uma pasta. Vá mexendo aos poucos e retirando os excessos das bordas até que a consistência comece a mudar. É normal demorar. Então, vá com calma!
3 - Não coloque óleo
Se você usar o tipo de amendoim correto não será preciso adicionar óleo algum. O amendoim já contém a sua própria gordura natural e, o triturar, ele vai aquecer liberar um óleo que será suficiente para que a sua pasta fique perfeita.
4 - Não é preciso colocar na geladeira
Se você armazenar as suas pastinhas em um local bem arejado não será preciso colocar na geladeira. Além disso, deixar ela na geladeira vai fazer a consistência mudar um pouco. Eu particularmente não gosto e por isso prefiro deixar fora.
5 - Use potes de vidro, limpos e com tampa
Eu não gosto de guardar alimentos em potes de plástico, pelo simples motivo de que eles pegam cheiro com muita facilidade. Indico guardar a sua pastinha querida em um potinho de vidro e muito bem lavado. Assim a sua pastinha vai durar até 7 dias fora da geladeira sem problemas.
Para 250g de amendoim cavalo (torrados e sem casca), rende um
potinho daqueles de geleia cheio. Geralmente, eu não adoço as minhas pastinhas. Prefiro ter elas naturais e quando preciso adoçar, uso alguma geleia ou fruta direto onde vou passar. Já fiz algumas vezes pastinhas doces, mas elas duraram menos tempo e mudaram a consistência rapidamente. Então prefiro manter normal.
Essas são as minhas dicas. Espero que tenham gostado. Se você tem alguma dica nova, conta aqui pra mim nos comentários e compartilhe com os seus amigos!
0 comentários