Cuca de banana vegana sem glúten

by - outubro 16, 2017

A Cuca é um doce que me lembra muito a época quando me mudei para Santa Catarina, em 2006. Eu tinha acabado de chegar de SP e nunca tinha ouvido falar desta delícia por lá. Pois eu me mudei exatamente para um região com grande influência da culinária alemã e a Cuca é um dos pratos mais consumidos por aqui. Sorte a minha, né?! 




Se você também nunca ouviu falar em Cuca. Não sabe o que está perdendo! Em poucas palavras, a Cuca é um (delicioso) bolo/pão tradicional da culinária alemã. Existem vários sabores,  mas o mais consumido é o de banana. É também o meu preferido. Ela está muito presente no dia-a-dia catarinense. Aqui nós comemos Cuca em confraternizações, aniversários, reuniões, alguma ocasião onde se queira comemorar algo ou simplesmente no café da manhã. É um verdadeiro símbolo daqui. 




Fiz a minha versão vegana e sem glúten da Cuca de Banana. No lugar da farinha de trigo, usei farinha de arroz e resíduo de leite de amendoim tanto na massa como para fazer a farofa. Ficou deliciosa e por isso estou compartilhando esta receita super fácil com vocês.

Ingredientes:

5 bananas nanicas bem maduras
1 xícara de farinha de arroz
1 xícara de aveia em flocos finos
1 colher de sopa de açúcar demerara
1 colher de sopa de açúcar refinado
150ml de leite vegetal (usei o de amêndoas)
1 colher de sopa de fermento em pó
1 xícara de resíduo de leite de amendoim
1 colher de óleo de coco
1 colher de café de canela em pó

Preaqueça o forno a 200°C e unte uma forma de sua preferência e polvilhe com farinha de arroz. Eu usei uma forma de vidro com 22 x 22cm.

Comece preparando a farofa. Use metade do resíduo do leite de amendoim. Em uma frigideira anti aderente, torre o resíduo em fogo alto mexendo sempre por uns 5 minutos. Ao desligar ele não vai ter uma aparência totalmente seca. Você precisa esperar ele esfriar um pouco. Quando estiver frio, acrescente o açúcar refinado (pode ser mascavo também) e umas pitadas de canela em pó. Reserve.

Veja outras receitas veganas e deliciosas como esta.




Para a massa, use 2 bananas amassadas. Isso vai ajudar o bolo a dar liga. Depois, acrescente o açúcar demerara, ½ xícara do resíduo do leite de amendoim, a canela e o óleo de coco. Mexa bem. Adicione a farinha de arroz, a aveia e o leite. Mexa até a massa ficar homogênea e acrescente o fermento. Espalhe metade da massa sobre a forma, acrescente as outras bananas picadas em rodelas e finalize com o restante da massa.

O bolo deve assar por 40 minutos a 180°C ou até a farofa começar a dourar. Não recomendo dourar a farofa por muito tempo, pois ela pode ficar seca demais. Lembre que o resíduo já foi pré-torrado antes de assar. 

Gostou? Compartilhe este post com os seus amigos e bom apetite! 






You May Also Like

1 comentários