Feijoada Vegana com Couve e Bacon falso.

by - outubro 18, 2017

Mesmo sendo vegetariano por muitos anos e agora, iniciando no veganismo, nunca fui muito fã de alimentos que "simulam" ou tentam ser parecidos com a proteína animal. Nunca será a mesma coisa, e não é para ser! Mas, sei que existem pessoas que gostam ou tem dificuldade em deixar de consumir carne e precisam de alimentos como este. Principalmente na fase de transição. Se você é uma destas pessoas esta é uma das receitas ideais, pois ela leva um ingrediente tem estas características: a Proteína Texturizada de Soja.




Esta é uma receita de Feijoada Vegana com ingredientes e temperos simples e tradicionais. Leva apenas, feijão, temperinhos e a PTS. Para servir, além do tradicional arroz, fiz também uma couve refogada com Bacon falso que também foi feito a base de PTS. Então, vamos para os ingredientes.

Feijoada

2 xícaras de feijão Azuki
1 xícara de Proteína Texturizada de Soja média defumada
3 dentes de alho picados
Sal e pimenta a gosto

Couve

1 maço de Couve manteiga
2 dentes de alho picados
2 colheres de sopa de azeite de oliva
½ xícara de Proteína Texturizada de Soja sabor "bacon"




O feijão Azuki é usado nas culinárias japonesa, chinesa e coreana. Gosto de usar ele pelo fato ser mais leve (fácil digestão) e também por ter um gostinho especial. É ideal para cozinhar no dia-a-dia. A Proteína de Soja média defumada é super saborosa e tem uma textura muito próxima com a proteína animal. O resultado final é realmente muito parecido com carne e as vezes eu até me surpreendo (risos). Mas o que importa é o sabor, que combina muito bem com a feijoada. Sei que tem gente que também não gosta de consumir soja, mas desta forma tenho certeza que você vai adorar!

Veja outras receitas veganas e deliciosas como esta.

Primeiramente, hidrate a PTS sabor bacon para usar na Couve. Em uma tigela, adicione duas xícaras de água fervente sobre a PTS. Deixe ali por 15 minutos. Depois escorra bem e reserve.




O processo de cozimento do feijão é aquele velho conhecido. Em uma panela de pressão, adicione o Feijão Azuki com água uns três dedos acima e cozinhe por 20 minutos. Neste momento você também deve colocar a PTS, por isso é importante ter água na panela o suficiente para cobrir. Coloque um pouco de sal, mas tome cuidado, pois a PTS já tem um pouco de sal. Usei também uma folhinha de Louro no cozimento para dar um tempero extra. Espere a pressão da panela sair por completo e comece a temperar. Em outra panela, refogue o alho com azeite de oliva. Adicione duas conchas do feijão, misture bem e devolva esta mistura de volta na panela de pressão, deixando cozinhar por mais uns 5 minutinhos. Esta etapa é importante para corrigir o sal (caso necessário), deixar o caldo um pouco mais grosso e também para o tempero incorporar no restante da feijoada. 

Se quiser um pouco fazer um caldo é só adicionar mais água depois do cozimento e ir acertando o tempero. Você também pode usar um pouco do feijão para fazer um molho de pimenta. Vai super bem com feijoada, né?!

Para preparar a Couve, enrole o maço como se fosse um charuto gigante e corte bem fininho em tiras. Em uma frigideira grande, aqueça o azeite, coloque o alho e a PTS sabor bacon juntos. Para que ela fique crocante, é preciso refogar bem até a cor começar a ficar levemente escura. Neste momento, adicione a couve, o sal e refogue até ela murchar bem. Esta pronto!




Os dois tipos de PTS você encontra em lojas/empórios de produtos veganos ou naturais. Eu comprei estes na Bem Estar Veg. Esta Feijoada Vegana é suficiente para 6 pessoas comerem a vontade. 

Gostou? Compartilhe este post com os seus amigos e bom apetite!





You May Also Like

1 comentários