Receita de Pão Quente Vegano
O Pão quente é um prato bem comum aqui em SC. Principalmente em festas e confraternizações. Fiz esta versão vegana especialmente para para o aniversário de um aninho da minha afilhada. Ficou mara!
É bem fácil. A receita original leva creme de leite. E para a minha versão vegana, testei creme de leite vegetal feito a base de castanha de caju, que ficou com uma consistência tão boa quanto os cremes feitos com tofú. O sabor é bem leve e também dá para usar em massas como molho branco.
Creme de leite vegetal com castanhas de caju:
Deixar de molho por 8 horas 1 xícara de castanhas de caju cruas para eliminar os anti nutrientes que toda castanha tem. Descartar essa água. Bater no liquidificador as castanhas com 1 xícara de água filtrada e pronto.
Molho do Pão Quente:
1 litro de molho de tomate (usei aqueles de garrafa)
1 cebola grande picada
2 dentes de alho ralados
2 tomates grandes picados
2 colheres de óleo de coco
Sal e pimenta a gosto.
1 xícara de creme de leite vegetal
4 xícaras de palmito pupunha picado
2 xícaras de azeitonas picadas (deve ficar ótimo também com alcaparras!)
2 colheres de orégano desidratado
Prepare o molho vermelho refogando a cebola, o alho e o tomate com o óleo de coco. Adicione o palmito e as azeitonas por último e deixe esfriar um pouco. Depois, é só adicionar o creme de leite vegetal, mexer e pronto.
A montagem é feita nesta ordem: molho; pão; orégano. Até completar a forma. Eu usei 2 pacotes de pão de trigo fatiado (sem as casquinhas). Indico este tipo de pão, pois ele é bem fofinho e o mais parecido com o usado na receita original. Se usar um pão muito denso pode não ficar bom.
Eu preparei de manhã e levei para servir na festa a tarde. Então, precisei aquecer por 10 minutos no forno antes de servir.
Dicas: O molho pode ser feito com outros vegetais também. Vai do seu gosto. Para servir, você também pode colocar queijo vegano ou batata palha.
Gostou? Compartilhe com os seus amigos.
0 comentários