Almôndegas Veganas super fácil!

by - novembro 06, 2017

Já falei várias vezes aqui como gosto de adaptar as receitas que faço. E por que eu faço isso? Simplesmente pela possibilidade de experimentar e descobrir sabores novos. Imagina só a quantidade de combinações e sabores novos que podemos ter mudando alguns ingredientes de uma receita tradicional? Existem algumas receitas que são mais flexíveis e dão essa possibilidade. É preciso bom senso e ousadia na medida para ter um resultado legal e saboroso. E claro, eu já errei algumas vezes fazendo estas substituições. Mas, faz parte.





A receita que vou ensinar hoje parece difícil mas é super simples. Almôndegas Veganas feitas com ervilhas. Seguindo esta linha de receitas versáteis, você pode substituir praticamente todos os ingredientes que vou listar aqui. Vai do seu gosto.

Base:

2 xícaras de Ervilhas cozidas
3 colheres (sopa) de farinha de grão de bico
2 colheres (sopa) de farelo de aveia

A base é simples e muito versátil.  Eu usei ervilhas cruas, compradas a granel. Cozinhei na pressão por dez minutos e elas já ficaram no ponto certo (purê). Acrescentei as farinhas e mexi bem até ter uma massa bem lisinha e homogênea.  Pode ser que você precise adicionar um pouco mais das farinhas. Por isso, é importante fazer este processo primeiro, pois elas vão absorver um pouco da água do purê de Ervilha e aí você vai ver se precisa acrescentar mais farinha ou não. O ponto certo da massa é quando ela fica boa para modelar os bolinhos. Cuidado para não usar muita farinha. Isso pode fazer as almôndegas ficarem secas demais depois de assadas.



Para construir o tempero, eu simplesmente triturei os ingredientes abaixo e depois refoguei todos eles juntos em uma panela com um pouco de azeite de oliva. Sem segredos.

1 cebola grande 
3 dentes de alho
2 talinhos de coentro
5 castanhas do Pará
1 colher (sopa) gergelim preto torrado
Sal e pimenta a gosto


Após refogar os ingredientes do tempero, junte-os a massa e misture novamente. Faça bolinhas e leve para assar em forno pré aquecido a 250 C por 20 minutos ou até elas ficarem levemente douradinhas. Enquanto as almôndegas assam, você precisa começar a preparar o molho vermelho (use os temperos de sua preferência). Preferencialmente em uma frigideira, ou uma panela bem aberta. Retire as almôndegas do forno e finalize deixando elas ferverem por 5 minutos dentro do molho para que elas fiquem super suculentas.

Essa receita rendeu 24 almôndegas com um tamanho médio. Você pode congelar e ir usando conforme a sua necessidade. 


Qual é o critério para essa substituição de ingredientes? O seu paladar! Tenho certeza que você tem os seus temperos favoritos. Use eles como base e vá adicionando sabores novos. Lembre-se que muitos ingredientes que tem texturas/sabores similares e a partir disso é mais fácil substituir algo com mais tranquilidade. 


Gostou? Comenta aqui e compartilha com os seus amigos 😀

You May Also Like

1 comentários