Receita de Pad Thai Vegano

by - novembro 27, 2017

Este post é inspirado na minha primeira experiência com a culinária tailandesa. Foi quando visitei o Mercado Sehat (clique aqui para ver como foi) e experimentei um prato muito tradicional e de muito sucesso: o Pad Thai




O que mais me surpreendeu neste prato, além do sabor inconfundível, é a possibilidade de sentir vários sabores ao mesmo tempo. A ideia do Pad Thai é fazer você sentir doce, salgado, ardido e azedo ao mesmo tempo e poder diferenciar cada parte destes sabores. É realmente incrível! Uma verdadeira explosão de sabores na sua boca.

Originalmente, o Pad Thai é feito com macarrão do tipo talharim a base de arroz. Porém, eu não consegui encontrar por aqui nenhuma marca deste tipo e substitui por Bifum. Não interferiu em nada o resultado final. Ficou maravilhoso!

Ingredientes:

150g de talharim de arroz já hidratado 
1 brócolis cortado em pedaços grandes
1 cenouras médias cortadas em palitos
1 xícara de repolho cordado em tiras grossas
1 colher (sopa) de açúcar 
3 colheres (sopa) de shoyu 
2 colheres (sopa) de óleo de gergelim 
2 dentes de alho picado 
1 colher (sopa) de gergelim torrado
Pimenta calabresa a gosto (pode usar outra de sua preferência)
Suco de 1 limão


Pesto de hortelã:

3 colheres (sopa) de pesto de hortelã 
02 colheres (sopa) de amendoim torrado 
01 alho picado 
½ colher (chá) de sal 
½ xícara de óleo de gergelim (pode ser de soja também)
1 colher (chá) de açúcar 
Hortelã e cebolinha a gosto 
1/2 colher (sopa) de iogurte 
Suco de 1 limão 



Para iniciar, coloque o brócolis e as cenouras em uma assadeira com o óleo de gergelim, sal e pimenta. Asse por meia hora ou até eles ficarem bem douradinhos. Enquanto eles assam, prepare o Pesto. Triture a hortelã com todos os outros ingredientes do Pesto e reserve. 

Quando os legumes estiverem assados, prepare o bifum. Em uma panela grande, adicione 1L de água e leve ao fogo. Quando ferver, adicione um pouco de sal e coloque o bifum. Deixe nesta água somente por 2 minutos (sim, é o suficiente). Depois, coloque o macarrão em uma tigela com água gelada. Este choque térmico é necessário para evitar que ele passe do ponto. Escorra e reserve.

Clique aqui e veja receitas veganas deliciosas




Em uma frigideira grande, aqueça 1 colher de óleo de gergelim e frite o alho até dourar. Adicione os legumes assados, o repolho, acrescente o shoyu e refogue por 1 minuto. Coloque o bifum, misture e corrija o sal. Abaixe o fogo,  adicione o pesto, a pimenta calabresa, o açúcar, o limão e misture bem. Neste momento você precisa experimentar para ver se consegue sentir todos os sabores (doce, salgado, azedo e ardido). Se preferir algum deles mais presente, corrija. Apague o fogo, adicione o gergelim e sirva.







Esta é a minha versão do Pad Thai. Fiz algumas adaptações para deixar mais barato e fácil. Mas você pode usar outros legumes ou adicionar algum cogumelo também.  O importante é conseguir preservar todos os sabores que formam o prato.  Eu gosto super apimentado e com o sabor do pesto bem presente. Lembro que no Mercado Sehat eles tinham cinco níveis de pimenta que você poderia escolher. Mas servir apimentado é algo importante para manter o sabor maravilhoso deste prato.

Esta receita rendeu 2 porções. Gostou? Comenta aqui e compartilha com os seus amigos 😀

You May Also Like

0 comentários