Bolo Integral de Maçã c/ Nozes VEGANO

by - abril 30, 2018



Maçã com nozes é uma daquelas combinações quase perfeitas. Um verdadeiro clássico da cozinha. Hoje é a minha vez de fazer uma receita que leva estes dois ingredientes maravilhosos: um bolo integral de maçã com nozes VEGANO super aromático e que vai perfumar a sua casa inteira. 

Ingredientes:

2 maçãs picadas e cozidas
3 xícaras de farinha de trigo Integral 
1 colher (chá) canela em pó
1 xícara de açúcar mascavo
½ xícara de uvas passas
2 colheres de goma de linhaça (para substituir o ovo)
½ xícara de óleo de coco
1 pitada de sal
1 colher (sopa) fermento em pó
100g de nozes picadas

Antes de começar: é preciso dar uma pré cozida nas maçãs. Em uma panela, cozinhe as maçãs cortadas em cubos por 15 minutos com 3 colheres (sopa) açúcar demerara, 1 e ½ xícara de água, ½ limão espremido, 3 cravos e um pedacinho de canela em pau. Elas ficarão cozidas e com uma leve caldinha. Retire os cravos, a canela em pau e reserve.
Preparo da massa: unte uma forma e preaqueça o forno a 180 graus. Misture bem a goma da linhaça (para fazer, basta ferver 1 colher de sopa de sementes de linhaça marrom até formar uma goma) com o açúcar e o óleo de coco. Adicione os outros ingredientes, deixando apenas o fermento e a maçã por último.  No final, acrescente a maçã, o fermento e mexa levemente até incorporar. Leve para assar por 45 minutos ou até ele ficar bem dourado (faça o teste do palito/garfo).



Para servir, eu fiz uma calda usando 100ml de leite de coco caseiro, 1 colher (chá) amido de milho e 1 colher (sopa) açúcar demerara. Em uma panela, misture tudo em fogo médio até engrossar. Para decorar, usei frutas cristalizadas. 

Usar as maçãs cozidas ajuda a deixar o bolo mais úmido e aromático. As nozes também vão dar uma leve crocância e um sabor especial. 

Gostou? Compartilhe com os seus amigos :) 

You May Also Like

0 comentários